Estilística - parte da Gramática que trata dos processos usados pelo idioma para despertar o sentimento estético e a emoção, isto é, o estilo. Visa ao lado emocional da atividade linguística, em oposição ao aspecto intelectivo, científico.
Os desvios da norma culta enquanto reforço da mensagem ou recurso expressivo constituem as figuras de linguagem. Já os desvios provocados pelo desconhecimento da norma-padrão constituem os vícios de linguagem (assistir as aulas 38 a 42 do curso de Redação).
Figuras de linguagem, de estilo ou de retórica - são recursos linguísticos usados para dar maior expressividade ao que se escreve
Pleonasmo - dois tipos: pleonasmo literário, de reforço, estilístico ou semântico (intencional, que tem um propósito e um interesse reforçativo) e pleonasmo vicioso, tautologia ou redundância (desnecessário, não intencional e sem valor estilístico)
Comparação - estabelece entre dois seres ou fatos uma relação de semelhança, através de um conectivo, do tipo 'como', 'que nem', 'feito', 'assim como', 'tanto quanto', 'tal qual', ou verbos como 'parecer' ou 'assemelhar-se'
Metáfora - emprego de uma palavra com sentido diferente do usual, baseado em uma comparação implícita sem o conectivo comparativo entre os dois elementos
Metonímia (sinédoque) - usa um termo para substituir outro, havendo entre eles estreita afinidade ou relação de sentido. As relações mais comuns são: o autor pela obra, o continente pelo conteúdo, o efeito pela causa, a marca pelo produto, a instituição pelo que representa, o sinal pela coisa significada, o possuidor pelo possuído, a causa primária pela secundária, o abstrato pelo concreto, o gênero pela espécie, o singular pelo plural, o indivíduo pela classe, a forma pela matéria. A sinédoque abrange os casos de extensão, enquanto a metonímia abrange apenas os casos de analogia ou de relação.
Perífrase - substitui um nome por uma expressão que o identifique com facilidade. Referindo-se a pessoas, o termo adequado é antonomásia.
Catacrese - ocorre quando por falta de um termo específico, toma-se outro por empréstimo e também quando a palavra perde seu sentido original.
Sinestesia - mescla, em uma mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
Prosopopeia (personificação ou animismo) - atribui ações ou qualidades de seres humanos, como fala, movimento ou raciocínio, a seres não humanos ou objetos, plantas, animais e sentimentos.