Sunday, August 9, 2020

Resumo - Concordância - Prof. Fábio Alves

 O que é concordância:

1 - ato de concordar

2 - acordo, conformidade, harmonia

3 - (gramática) acomodação flexional de uma palavra com outra ou outras com a qual esteja relacionada

Flexão: gênero - masculino e feminino / número - singular e plural / pessoa - 1ª, 2ª e 3ª

O artigo, o numeral, o pronome, o adjetivo e o particípio são determinantes do substantivo, ou seja, modificam ou especificam-no, concordando com ele em gênero e número

O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração

Os advérbios, as conjunções, as preposições, as interjeições e as palavras denotativas são invariáveis, logo, não concordam com o substantivo

Conclusão: as flexões são obrigatórias para se estabelecer a concordância, já o uso de afixos (prefixos e sufixos) não se deve a uma obrigatoriedade, mas sim a uma opção. 'ex-ministro' e 'reuniãozinha' são novas palavras criadas a partir de 'ministro' e 'reunião'. 'ministra', 'ministros', 'ministras' e 'reuniões' são novas formas de uma mesma palavra, respectivamente, 'ministro' e 'reunião'.

Regra geral: toda palavra variável que se refere ao substantivo concorda com ele em gênero e número. A concordância de grau é opcional, pois o elemento que o forma não é desinência, mas sim sufixo. Quanto aos verbos, a flexão de tempo, modo, voz e aspecto é um mecanismo semântico, sintático ou estilístico, e não morfológico, indicado por outros processos, não por desinências, não se aplica, portanto, à concordância.

Um único adjetivo referindo-se a um único substantivo - seja antes ou depois do substantivo, com ele concordará

Um único adjetivo referindo-se a mais de um substantivo - seja antes ou depois do substantivo, seja de mesmo gênero ou de gêneros diferentes, com ele concordará

Um único adjetivo referindo-se a mais de um substantivo na função de adjunto adnominal:

Antes do substantivo - concorda com o mais próximo

Depois do substantivo - pode concordar com o mais próximo ou com todos eles no gênero predominante (masculino + masculino, masculino + feminino ou feminino + masculino = masculino plural / feminino + feminino = feminino plural)

Há casos em que o adjetivo deve concordar obrigatoriamente com o mais próximo por causa do sentido. Exemplo: Ficou em casa devido ao frio e à chuva torrencial. / Ganhou de presente um relógio e frango saboroso.

Em 'O carpinteiro construiu ótimas mesas e quadros', deve-se entender que quadros também são ótimos. Em 'Na praia tinha banho e comida quentinha', deve-se entender que o banho também é quentinho.

Na função de predicativo do sujeito ou do objeto:

Adjetivo antes dos substantivos - pode concordar com o mais próximo (concordância atrativa) ou com o conjunto (concordância gramatical)

Adjetivo depois dos substantivos - concorda com o conjunto no gênero predominante (concordância lógica)

Dois ou mais adjetivos referindo-se a um único substantivo:

os setores público e privado / o setor público e o privado

as administrações direta e indireta / a administração direta e a indireta

as imprensas escrita, falada, televisionada e eletrônica / a imprensa escrita, a falada, a televisionada e a eletrônica

as leis federal, estadual e municipal / a lei federal, a estadual e a municipal

No comments:

Post a Comment